CPCJ de Sátão: 10 anos de mãos dadas a prevenir e a proteger

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sátão foi constituída ao abrigo da Portaria de Instalação n.º 266/2008 de 9 de abril e tem como objetivos fundamentais a defesa, a promoção e a proteção dos direitos das crianças e jovens em perigo, que residem no Concelho de Sátão, comemorando este ano 10 anos de existência. Abril foi o mês escolhido para assinalar a efeméride. No mês da prevenção dos maus tratos, a CPCJ de Sátão, em colaboração com o Município de Sátão vai apresentar várias atividades, desportivas, lúdicas e informativas, que pretendem envolver toda a comunidade.

No dia 11 de abril, quarta-feira, às 16h00, decorrerá no Cineteatro Municipal uma ação de formação direcionada a professores e educadores do Agrupamento de Escolas de Sátão, intitulada “A promoção dos direitos e a proteção de crianças e jovens: o papel dos estabelecimentos de educação e ensino”, acreditada pelo Centro de Formação EDUFOR e orientada por Isabel Albuquerque, representante da Educação na CPCJ de Sátão.

Do programa também faz parte uma caminhada com um percurso de cerca de 7 quilómetros seguida de aula de grupo, que se realizará no dia 15 de abril, domingo, com início às 09h00, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Sátão, à qual os participantes podem associar-se vestindo uma peça de roupa azul. Haverá atividades para crianças a partir dos 5 anos e será oferecida água e fruta aos participantes. No final da caminhada haverá uma largada de balões. Se as condições climatéricas não forem propícias à realização do evento, o mesmo será adiado.

Nos dias 13 e 25 de abril, o Cineteatro Municipal apresentará os filmes 3096 Dias em Cativeiro e O quarto de Jack, respetivamente. A sessão do dia 13 tem início às 21h00 e a do dia 25 tem início às 15h30, ambas com entrada gratuita.

Durante o mês de abril, estará em exposição no Jardim da Praça Paulo VI, em Sátão o estendal dos Direitos das Crianças feito pelos alunos do 1.º Ciclo.