Aplicação Queimas e Queimadas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) desenvolveram uma aplicação informática para autorização de queimas e queimadas seguras. Esta aplicação “permite efetuar pedidos de autorização de queimadas extensivas e avaliação de queima de amontoados, bem como simplificar e facilitar o acesso aos pedidos e respetivas respostas”.

Conforme informação do ICNF, “Com base num conjunto de informações, como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma resposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado”, o requerente tem que se registar na aplicação para solicitar a autorização da queimada ou a avaliação da queima.

O novo sistema vai dispor ainda de uma linha de apoio para “tirar dúvidas e ajudar a efetuar o registo na aplicação”, através do número 808 200 520, que está associado à Linha SOS Ambiente e Território da GNR e que tem o custo de uma chamada local, funcionando todos os dias, das 08:00 às 21:00.

“O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas”, revelou o ICNF, em comunicado, indicando que cerca de 98% dos incêndios em Portugal continental com causa humana são resultado de queimas e queimadas.

A aplicação encontra-se disponível no ‘link’ https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/.

Para mais esclarecimentos, contacte a Proteção Civil Municipal de Sátão