Festas de São Bernardo, diversificadas e atrativas, foram um sucesso

Cultura, desporto, música e muita animação foram os ingredientes que estiveram presentes nas Festas de São Bernardo 2018, apresentadas pelo Município de Sátão, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Sátão. Os milhares de pessoas que vieram às Festas de São Bernardo, tiveram à sua disposição um programa diversificado e atrativo que pretendeu ir ao encontro dos mais variados gostos.

As Festas tiveram início no dia 17, em frente aos Paços do Concelho com Sérgio Pereira, fadista satense, seguido pela peça de teatro “Comunidade no Sátão”, com participação do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Freguesia de Mioma, da Associação Progresso XXI e de alguns satenses, havendo ainda lugar para um magnífico espetáculo de fogo-de-artifício que não deixou nenhum dos presentes indiferente. Houve ainda espaço para a atuação da banda HD Music no Largo de São Bernardo. No dia 18, logo pela manhã, decorreu o III Running, apadrinhado pelo atleta satense Jorge Duarte, que teve cerca de uma centena e meia de participantes. Luís Martins, do Centro de Atletismo de Seia, sagrou-se vencedor masculino, e Rosa Madureira foi a vencedora feminina, arrecadando ambos um prémio individual de 150,00€ (cento e cinquenta euros) e um par de óculos de sol, no valor de cerca de 200,00€. Os segundos lugares, para um prémio no valor individual de 100,00€ (cem euros), foram atribuídos a Lídia Pereira, de GDR Granja Trutas do Mar, no escalão feminino e a Nelson Santos, do Dão Nelas Runners, no escalão masculino. Os terceiros lugares, para um prémio no valor individual de 50,00€ (cinquenta euros), foram atribuídos a Vanda Ribeiro, do Grecas, no escalão feminino e a Pedro Miguel Machado, no escalão masculino. A tarde iniciou com a comemoração do Dia do Emigrante, no recinto do Santuário de Nosso Sr. dos Caminhos, terminando o dia com a atuação do Grupo Omega e com o Festival de Folclore e Música Popular, onde estiveram representados cinco grupos satenses: Grupo de Recolha e Divulgação de Música Popular de Sátão – Zaatam, Rancho Folclórico de São Miguel de Vila Boa, Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos, Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves e ContiTuna Cantares de Contige. No dia 19, os amantes das quatro rodas puderam assistir à Perícia Automóvel, que iniciou pelas 15h00 e deliciou os presentes, tendo sido apresentado o Festival da Sopa, que é já uma enorme tradição das festas, onde foram degustadas as mais variadas sopas. À noite, depois da atuação do grupo MF Music, subiu ao palco principal o Grupo HMB animando todos os presentes. No dia do Feriado Municipal, 20 de agosto, depois da Feira do Gado, procedeu-se à cerimónia de homenagem aos Ex-Combatentes do Ultramar. A tarde iniciou com a entrega do Prémio Literário “Cónego Albano Martins de Sousa”, tendo-se sagrado vencedora Ana Maria Albuquerque Sousa, com a obra “Vidas Singulares”; a Menção Honrosa foi atribuída a Natália de Jesus Patrício do Vale Garcia, com a obra “Cumpriu-se o Mar”. Seguiu-se a já tradicional Garraiada. As Festas de São Bernardo encerraram com a atuação da banda de renome Anjos, atuando também nessa noite a Banda S.

Decorreu igualmente durante todo o certame uma exposição de artesanato, no recinto do Largo de S. Bernardo.