História
A freguesia de Ferreira de Aves é a maior freguesia do concelho de Sátão, ocupando quase toda a zona norte do mesmo. O seu território ocupa toda a largura do município, delimitando-o dos concelhos vizinhos: Vila Nova de Paiva e Sernancelhe do distrito de Viseu e Aguiar da Beira do distrito da Guarda.
O povoamento inicial da freguesia remonta a épocas bem anteriores à fundação da Nacionalidade, várias Orcas e outros vestígios pré-históricos atestam o início do povoamento de Ferreira das Aves. A Lagareta de Cadaval é outro exemplo: trata-se de um Lagar escavado no afloramento rochoso e que data do período medieval cristão. Existia originalmente uma bica a ligar as duas pias, bem como dois orifícios retangulares laterais. Uma outra lagareta, semelhante e do mesmo período, é a Lagareta de Casal. Da Idade Média é a sepultura de Cerdeira do Lagar (Vilela). Trata-se de uma lagareta e uma sepultura, que se encontra numa zona de pinhal, junto de uma mina de água. Ali apareceu alguma tégula e cerâmica comum.
A história da freguesia ostenta pergaminhos de grandeza. Ferreira de Aves foi vila e concelho entre 1126 (com foral de D. Teresa mãe D. Afonso Henriques) e 1836, data em que foi extinto. Era composto pela atual freguesia e ainda pelas freguesias de Águas Boas e Forles. A Torre de Ferreira de Aves na Quinta do Paço é um dos mais importantes bens patrimoniais da freguesia. Classificado como Imóvel de Interesse Público, foi construído no século XIII, numa quinta que existia desde o século VIII. É um bom exemplo de arquitetura militar e residencial medieval, onde sobressai a torre de planta quadrada com dois pisos e fins eminentemente defensivos. O Pelourinho do Castelo, também classificado, representa a independência administrativa de outrora. É um pelourinho de tabuleiro, com soco de três degraus quadrangulares.
Heráldica
Brasão: escudo de verde, torre de prata aberta, frestada e lavrada de negro, acostada por dois grous de prata, o da dextra voltado, encimada por uma espiga de trigo de ouro, posta em pala; campanha ondeada de prata, carregada de duas faixetas ondeadas de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FERREIRA de AVES».
Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro. Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Ferreira de Aves - Sátão».
Património
Património Paisagístico
Feiras
Festas e Romarias
Gastronomia
Locais de lazer
Artesanato
Orago
Principais ativides económicas
Coletividades
Serviços prestados
Apoio ao cidadão
Mapa área: 6600 há
População: 3200 habitantes