“A Maria dos Mochinhos na Aventura das Emoções”

No âmbito do Programa Nacional da Promoção do Sucesso Educativo, através da CIM Viseu Dão Lafões, as técnicas do Município de Sátão em articulação com o complemento artístico de expressão dramática do Agrupamento de Escolas de Sátão, no contexto do Ateliê da“Geometria das Emoções”, realizou uma adaptação do livro narrativo “A Maria dos Mochinhos na Aventura das Emoções” baseado no projeto “Mochinhos da Sabedoria” da autora e Psicóloga Sandra Costa, para um texto dramático.

No passado dia 27 de fevereiro foi o momento de abrilhantar em palco alguns alunos que integram o complemento artístico de expressão dramática do 2º ciclo, tal como a presença das restantes turmas desse ciclo e dos encarregados de educação dos atores da peça de teatro.

Ao longo da dramatização vivenciámos as seis emoções básicas: surpresa, medo, raiva, aversão, tristeza e alegria, bem como mais duas emoções, a esperança e o amor. Numa análise global, é importante destacar o desenvolvimento destas competências sócio emocionais em crianças e jovens de modo a aprenderem a gerir as próprias emoções para assim contribuir para um melhor rendimento escolar, o desenvolvimento da capacidade de cuidar de si e dos outros e uma predisposição positiva para superar as adversividades do contexto em que vivem, promovendo assim como um fator protetor para a saúde fisica e mental.

E como um desafio nunca vem só, a peça de teatro será apresentada brevemente aos alunos do 1º ciclo e à autora do livro Sandra Costa.

Por último, as técnicas do Municipio agradecem a disponibilidade e amabilidade das professoras Ângela Bártolo, Isabel Almeida, Rosa Quinteiro e Sandra Figueiredo pelo trabalho em equipa e à autora do livro pela autorização da reprodução da peça e pelo interesse demonstrado.

As técnicas do Município:

Elisabete Figueiredo

Marisa Alves