A Câmara Municipal de Sátão através da Proteção Civil Municipal informa que já se encontra em vigor o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, DE 1 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO.
Alerta-se que, de acordo com as disposições legais em vigor, durante o período crítico, em espaços florestais e agrícolas, não é permitido:
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- Lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.
- O Fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, que não os indicados no ponto anterior, está sujeito a autorização prévia da Câmara Municipal de Sátão;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior de espaços florestais ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
- Realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confeção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou confeção de alimentos, exceto em espaços não inseridos em zonas criticas ou parques de lazer e recreio ou outro desde que devidamente infraestruturados e identificados como tal.
Recorda-se, ainda, alguns cuidados a ter na realização de trabalhos agrícolas, nomeadamente:
- Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
- Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
- Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
- Em caso de dúvidas contacte o Gabinete Municipal de Proteção Civil.
O que é o período crítico de incêndio florestal? Período durante o qual vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais, devido a condições meteorológicas excecionais.
O risco de incêndio florestal diário, pode ser consultado no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (www.ipma.pt) ou no site da Câmara municipal de Sátão (www.cm-satao.pt).
A PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS NÓS