BANDA DE MÚSICA DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA ATUA EM SÁTÃO

A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa realiza no dia 29 junho de 2019, sábado, às 21h30, um concerto em frente à Câmara Municipal de Sátão, numa organização conjunta da Autarquia e da Força Aérea Portuguesa. Este concerto surge no âmbito do 67º aniversário da Força Aérea que se irá realizar no dia 1 de julho em Viseu.

A Banda foi criada a 31 de dezembro de 1957 na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Atualmente depende diretamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e toda a sua atividade é coordenada pelo seu próprio Gabinete. Considerada como um órgão titular de Coronel Aeronáutico, distintivo privativo da Força Aérea Portuguesa que, com ele caracteriza todas as suas Unidades, o seu Brasão de Armas ostenta como divisa: “Servindo com Engenho e Arte”.

Ao longo da sua existência, vários concertos comprovam o nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos instrumentistas e a dignidade da direção dos seus maestros. Atualmente o maestro principal e também responsável pelas Fanfarras da Força Aérea é o Major António Rosado, tendo como assistentes o Capitão Rui Silva e o Alferes Artur Rouquina.

Constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda, para além de participar nas cerimónias militares oficiais quer no âmbito da Força Aérea Portuguesa, quer no âmbito do protocolo de Estado, tem contribuído, como elemento de divulgação cultural, para o enriquecimento do meio musical português, realizando concertos do mais alto nível por todo o País e também a nível internacional.