Comemoração do Dia Europeu sem carros

No dia 22 de setembro de 2022, realizaram-se algumas atividades de comemoração do Dia Europeu sem carros no Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues e na Escola 1º Ciclo de Sátão. Esta iniciativa está inserida no Plano de Educação Ambiental 2022/2023, e resultou na colaboração entre o Município de Sátão, o Agrupamento de Escolas de Sátão e a Guarda Nacional Republicana (Escola Segura).

Este ano, as atividades foram destinadas aos alunos do 4º ano, e incluíram uma sessão teórica na Escola do 1º ciclo de Sátão sobre “A bicicleta e a convivência no trânsito”, seguida de uma visita ao Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues, para a realização de atividade prática com bicicletas.

Esta ação pretendeu sensibilizar os alunos, professores e auxiliares para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das áreas urbanas e identificar os cuidados a ter quando se circula de bicicleta no espaço público. Serviu também para alertar para a necessidade de implementação de medidas que melhorem a qualidade de vida da população e garantam a sustentabilidade dos recursos naturais, tais como a utilização de transportes menos poluentes, transportes públicos e bicicletas.