INFORMAÇÃO DAS MEDIDAS RELATIVAS AO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE SÁTÃO, COM RECOMENDAÇÃO DE ADOÇÃO ÀS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO

A Comissão Municipal de Proteção Civil, reunida a 15 de outubro de 2020, no âmbito da pandemia da COVID-19, relativamente aos cemitérios, mantendo-se a situação atual, aprovou por unanimidade a abertura dos cemitérios do concelho de Sátão, em especial nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.
Nesta reunião foram definidas medidas extraordinárias para o fim de semana de 31 de outubro e 1 de novembro que, em todos os cemitérios do concelho é proibida qualquer limpeza e arranjos florais às campas dos entes queridos e o acesso às torneiras de água e outros materiais de utilização coletiva. Recomenda-se à população que opte por programar as limpezas e quaisquer arranjos florais dias antes, evitando assim qualquer concentração de pessoas.
Nos restantes dias, foi ainda deliberado para todos os cemitérios, que a permanência não deverá ultrapassar os 30 minutos seguidos, cumprir os circuitos de entrada e saída definidos, circular sempre pela direita, utilização obrigatório de máscara, mantendo uma frequente higienização das mãos, distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas, proibição da partilha de material de limpeza e estabelecer o limite máximo de presenças em 15 pessoas por secção. É obrigatório o uso de luvas para o manuseamento de torneiras de água de utilização coletiva, nos restantes dias.
O Município de Sátão alerta para o cumprimento obrigatório das normas de segurança. O não cumprimento é punível por lei.