PARQUE AMBIENTAL EM SÁTÃO DEDICA-SE À COMPOSTAGEM

O dia 17 de novembro foi dedicado à compostagem no Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues. O Município de Sátão, em colaboração com a ASPEA de Viseu (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e o Agrupamento de Escolas de Sátão, promoveram um dia diferente para as cinco turmas de alunos do 8º ano.

As sessões de compostagem permitiram aos 96 alunos que participaram, a aquisição de novos conhecimentos sobre as necessidades nutritivas das plantas, os resíduos passíveis de compostagem, os métodos para a compostagem e os diferentes tipos de compostores domésticos existentes.

Cada português produz, diariamente, 1,3 kg de resíduos, dos quais, cerca de 0,5 kg são resíduos orgânicos que podem ser compostados. A responsabilização pela produção de resíduos sólidos e pela sua gestão/aproveitamento, envolvem todos os cidadãos. A implementação na rede escolar e em casa, de métodos mais sustentáveis nos processos de consumo, tem um papel fundamental na segregação deste tipo de resíduos na fonte.