Projeto da Promoção do Sucesso Escolar CIM Viseu Dão Lafões

Decorreu no dia 05 de fevereiro, no Cineteatro Municipal de Sátão, a 1ª edição do seminário “O mundo virtual e as novas dependências” como forma de alerta para o dia internacional da internet segura. Este seminário foi dinamizado em articulação pela Câmara Municipal de Sátão, ao abrigo do projeto “Futuro em Construção”, e os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Sátão.

A atividade foi dirigida a todos os alunos do 10º e 11º ano de escolaridade, tendo como principais objetivos promover a saúde mental dos jovens, alertando-os para os riscos de uma utilização abusiva da internet e incentivando-os para a adoção de comportamentos e hábitos de vida saudáveis.

Neste sentido, foram abordadas as seguintes temáticas: “Os comportamentos aditivos e novas dependências (ex.: internet e vídeos jogos)”, apresentada pela psicóloga Rute Almeida, “Prevenção da violência (Bullying e Cyberbullying)”, apresentada pela representante da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima da delegação de Coimbra, Dr.ª Natália Cardoso, “Higiene do Sono e os prejuízos dos ecrãs” apresentada pela representante da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra, Dr.ª Ana Allen Gomes e “Comportamentos ilícitos mais praticados durante a utilização da internet e as suas consequências - os principais cuidados a ter pelos jovens para utilizarem a internet em segurança”, apresentada pelo representante da equipa “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana.